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Engana-se quem acha que fazer postagens nas redes sociais todos os dias é fazer Marketing de Conteúdo. Frequência tem sua importante, é verdade, mas Planejamento é o que lhe trará resultado.

Por Vivian Baravelli em 15 de julho, 2020

Essa é uma dúvida muito comum entre os nossos clientes, quando não, um conceito (absolutamente equivocado) que muitas pessoas têm. Entenda: apesar de estarem diretamente ligadas, Presença Digital em redes sociais e Marketing de Conteúdo são estratégias complementares, porém diferentes.

 

Por Vivian Baravelli em 15 de Julho de 2020.

 

Engana-se quem acha que fazer postagens nas redes sociais todos os dias é fazer Marketing de Conteúdo. Frequência tem sua importante, é verdade, mas Planejamento é o que lhe trará resultado.

A primeira pergunta que devemos nos fazer sempre é: qual é o meu objetivo? Se a resposta não for apenas “estar presente” nas mídias sociais (sem qualquer outra intenção ou expectativa) você pode sim postar todos os dias e contar que o engajamento ocorra. Ou seja: estar presente e disponibilizar imagens e informações sempre que possível é ótimo para se construir presença digital e, com isso, ainda poder ser assertivo no engajamento da sua audiência. E, neste sentido, é muito recomendado e válido!

Porém, o importante é entender e distinguir estratégias que, na verdade, não correspondam a uma mesma ação, tampouco, ao mesmo resultado. Em outras palavras: não trabalhar a presença, esperando lead.

Em tempo: o Marketing de Conteúdo pode ser trabalhado para diferentes objetivos, inclusive para que a sua presença digital seja construída com a autoridade e o reconhecimento que espera. E, neste sentido, o Marketing de Conteúdo surge como sendo a melhor forma de “se fazer presente”. O mesmo ocorre quando o profissional deseja construir sua autoridade.

A questão é entender que APENAS a postagem nas redes não fará com que você atraia e/ou conquiste novos clientes. Simplesmente porque, quando ficamos limitados às tais publicações (sejam no Instagram, Facebook ou em qualquer outra rede), não estamos nos possibilitando sermos encontrados. Para isso, precisamos considerar ferramentas associadas como as Campanhas, as Landing Pages, os formulários de captura e os Blogs, utilizando o Copywritting de forma que o lead chegue.

No entanto, vale lembrar que o Marketing de Conteúdo é a essência da estratégia de Inbound (ou Marketing de Atração). E esta é, em quase 100% dos casos, a expectativa dos nossos clientes, quando decidem fazer gestão profissional em mídias sociais.

Trabalhar esse processo de forma profissional, sem dúvida alguma, trará bons resultados para a sua audiência. Por isso é absolutamente recomendado e importante. Mas, de forma isolada, não lhe proporcionará projeção, tampouco lhe permitirá ser encontrado. Quando a intenção é comercial (de atração/ inbound, venda ou mesmo geração de tráfego) e, conforme mencionado antes, é necessário que o conteúdo seja associado a uma ou mais campanhas, fazendo com que informações complementares possam ser obtidas por meio de uma Página de Captura, ou ainda trabalhar este conteúdo e respectivas Tags em um Blog (que pode ser de baixíssima complexidade, desde que seja construído dentro dos parâmetros dos buscadores do Google), permitindo que esta arquitetura trabalhe a favor da entrega do Conteúdo.

Em resumo: quem deseja atrair, crescer, ou simplesmente “ser encontrado”, não pode se limitar as postagens nas redes sociais. Além de não ser funcional, você ainda estará correndo o risco de desperdiçar tempo e investimento em algo que estará trazendo apenas a visibilidade a um pequeno grupo de pessoas, isso considerando que este conteúdo seja, minimamente, adequado a esta persona.

Contudo, estar com o seu perfil em dia, corretamente estruturado, com conteúdo adequado à sua audiência é muito importante. Ele apenas não irá contribuir diretamente para atrair novos clientes e, por consequência, crescer o seu negócio. Mas irá auxiliar no fortalecimento e engajamento da sua marca para todos que já te acompanham.

Quer saber mais sobre como estruturar de vez o seu conteúdo? Entre em contato com nossa equipe através de um de nossos canais.

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Sobre a autora:

Caso você esteja lendo um de meus artigos pela primeira vez, irei me apresentar e deixar aqui o convite para seguir o meu conteúdo que, em sua maioria, é dedicado a diferentes Estratégias de Marketing que visam obter resultados. Fui, por mais de 15 anos, executiva de Marketing de grandes empresas, tendo vivido a maior parte deste tempo no mercado segurador. Atualmente sou consultora e palestrante nas áreas de marketing de serviços e planejamento estratégico. Sou também Jornalista, graduada em comunicação social, pós-graduada em gestão de marketing de serviços e certificada em administração de marketing de serviços e em Marketing Direto. Sou sócia-fundadora das empresas Marketing Minuto, assessoria especializada para pequenas, médias e grandes empresas que buscam apoio para desenvolver e implementar planos de Marketing efetivos para os seus mercados, e da Campus Marketing, voltada à capacitação profissional, oferecendo cursos, workshops e palestras in company para diferentes grupos, necessidades e mercados.

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