Insight minuto

Reservamos este espaço para compartilhar conhecimento com você.

Empresas que não pagam seus fornecedores, que não prestam um serviço de qualidade aos seus clientes ou que não oferecem um canal de atendimento adequado, estão negligenciando aspectos relevantes e que impactam diretamente a sua imagem para o mercado.

Por Vivian Baravelli em 31 de maio, 2016

Artigo_V04A maioria das empresas faz uso de Manuais de Boas Práticas Corporativas para evidenciar as obrigações e condutas adequadas aos funcionários, preocupada com a imagem que ele carrega.

Sim, é importante conhecermos e aplicarmos regras básicas, como a forma correta de se vestir, evitar exageros e saber se portar em diferentes situações e ambientes. Mas e a respeito de boa conduta e ética?

Empresas que adotam medidas de ganhos unilaterais, fazem uso indevido de informações confidenciais de clientes e parceiros, ou mesmo tratam inadequadamente os seus funcionários, estão descuidando de sua imagem, além de estarem infringindo questões éticas importantes.

Empresas que não pagam seus fornecedores, que não prestam um serviço de qualidade aos seus clientes ou que não oferecem um canal de atendimento adequado, estão negligenciando aspectos relevantes e que impactam diretamente a sua imagem para o mercado.

Ao abrir uma empresa ou estruturar um novo negócio (ou mesmo para os já existentes) vale a pena definir a sua Missão, a sua Visão e principalmente os seus valores, e se certificar de que os seus funcionários, colaboradores e parceiros estão cientes e seguindo todas estas premissas.

É importante fazer uma análise 360 definindo e/ou revisitando processos, metodologias, situação do ambiente atual da empresa, questionando a visão do cliente em relação aos produtos e serviços.

Pesquisas específicas podem ser bem vindas neste sentido. Existem metodologias e métricas que pontuam e sinalizam pontos de correção e pontos positivos relacionados ao seu negócio.

Não deixe que a sua imagem contribua de forma negativa para o desempenho do seu negócio. Empresas que cuidam da sua marca, da sua imagem e do seu ambiente – e que sabem conduzir melhor os seus processos, são as que apresentam os melhores resultados.

Vivian Baravelli

(Especialista em Planejamento Estratégico e Marketing de Resultados)