Insight minuto

Reservamos este espaço para compartilhar conhecimento com você.

Que as mídias sociais se tornaram os principais canais de contato, interação, relacionamento e, por consequência*, vendas, muitos já entenderam. Mas a questão está em relação ao que se fazer nelas e como conduzir e gerenciar este conteúdo.

Por Vivian Baravelli em 18 de agosto, 2020

 

Se analisarmos casos reais, iremos perceber que marcas de sucesso foram aquelas que deixaram de enxergar o Marketing como custo, e entenderam a sua real importância como investimento e combustível para fazer o negócio crescer. Em outras palavras, as marcas que mais cresceram e crescem são as que definitivamente colocam o Marketing no topo da lista. Entenda o porquê.

 

Por Vivian Baravelli em 18 de Agosto, 2020

 

Que as mídias sociais se tornaram os principais canais de contato, interação, relacionamento e, por consequência*, vendas, muitos já entenderam. Mas a questão está em relação ao que se fazer nelas e como conduzir e gerenciar este conteúdo.

Mas ainda há marcas, empresas e empreendedores que seguem trabalhando o Marketing como algo secundário e/ou opcional e acabam assumindo ser algo que possa ser feito “qualquer um”. Grande erro! Trazendo essa questão para o universo das mídias sociais: SIM, é verdade que qualquer um pode postar! Mas não é qualquer um que sabe trabalhar de forma profissional o conteúdo, tornando eficaz todo o trabalho feito. E, neste sentido, além de tudo se tornar absolutamente ineficiente, se torna cansativo: para quem faz e para quem “consome” (se é que consome).

Entenda: fazer gestão (profissional) do seu conteúdo para mídias sociais é absolutamente diferente de “sair postando”. Tudo deve passar – antes – pelo planejamento do seu negócio, definido antes de qualquer coisa, o objetivo. Feito isso, e para que o objetivo seja atingido, deve-se trabalhar de forma profissional o calendário editorial (no qual se definem temas e formatos), para só então chegarmos às postagens. Isso sem esquecer que, ao longo de todo este processo, o “Branding” deverá estar presente.

Se você tem uma loja de vestuário e acha que ficar postando fotos resolve, está errado. Se você trabalha com produto e transforma seu Feed ou Story em vitrine, igualmente. Se você atua com serviço e faz oferta atrás de oferta, ou trabalha com alimentação e transforma suas redes em cardápio, cuidado! Se parar para pensar, entenderá que ninguém passa o dia olhando vitrines e cardápios. IMPACTAR os clientes com seus produtos é absolutamente importante, mas a FORMA e o MOMENTO adequados para isso, é o que fará a diferente entre ser eficiente e/ ou tornar-se cansativo.

ATENÇÃO porque essa dica vale ouro: não existe Marketing bem feito se você não percorrer todos os Ps do Mix. De acordo com o objetivo traçado e, sempre respeitando o perfil da sua audiência, percorra todos eles no momento em que for planejar o seu conteúdo e calendário. Os tempos mudaram, o comportamento do consumir IDEM, mas o erro de amadores (ou de quem faz postagens aleatórias) é achar que Marketing é apenas expor produtos e/ou oferta. E não é! Construa o seu planejamento de Marketing respeitando a seu Mix e, principalmente, a sua estratégia. Profissionalize-se, se crescer fizer parte dos seus planos.

Tags: #mktminuto #assessoriaespecializada #gms #gestãoemmidiassociais #contentmkt #mktdeconteudo #vivianbaravellimkt

 

Sobre a autora:

Caso você esteja lendo um de meus artigos pela primeira vez, irei me apresentar e deixar aqui o convite para seguir o meu conteúdo que, em sua maioria, é dedicado a diferentes Estratégias de Marketing que visam obter resultados. Fui, por mais de 15 anos, executiva de Marketing de grandes empresas, tendo vivido a maior parte deste tempo no mercado segurador. Atualmente sou consultora e palestrante nas áreas de marketing de serviços e planejamento estratégico. Sou também Jornalista, graduada em comunicação social, pós-graduada em gestão de marketing de serviços e certificada em administração de marketing de serviços e em Marketing Direto. Sou sócia-fundadora das empresas Marketing Minuto, assessoria especializada para pequenas, médias e grandes empresas que buscam apoio para desenvolver e implementar planos de Marketing efetivos para os seus mercados, e da Campus Marketing, voltada à capacitação profissional, oferecendo cursos, workshops e palestras in company para diferentes grupos, necessidades e mercados.

Quer saber mais sobre este tema ou sugerir algo novo para falarmos aqui? Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário ou envie um e-mail que terei prazer em atendê-lo. Canais e contatos: [email protected]; instagram.com/vivianbaravelli; linkedin.com/in/vivianbaravelli/ ; www.marketingminuto.com.br