Insight minuto

Reservamos este espaço para compartilhar conhecimento com você.

Antes de falarmos a respeito da importância e de como utilizar a curadoria a favor do seu negócio e da sua marca, achamos interessante explicar o seu significado. Criação de conteúdo ou curadoria de conteúdo: o que é melhor para sua marca? Antes de responder: será que você está seguro em relação ao que cada […]

Por Vivian Baravelli em 2 de maio, 2020

Antes de falarmos a respeito da importância e de como utilizar a curadoria a favor do seu negócio e da sua marca, achamos interessante explicar o seu significado.

Criação de conteúdo ou curadoria de conteúdo: o que é melhor para sua marca? Antes de responder: será que você está seguro em relação ao que cada um representa, e a diferença entre eles?

 

Atualmente vemos muitas informações disponíveis sobre um e outro, mas já vi palestrantes experientes demonstrarem dificuldade em contextualizá-los. Logo, pela popularidade e importância do tema, topei o desafio. A criação, como o próprio termo já diz, é o processo de elaboração do seu próprio conteúdo, “na íntegra”, para seus seguidores ou leitores (no caso dos Blogs).

 

Já a Curadoria é o processo de recolha de informação existente (por exemplo em blogs, mídia social ou livros) e que sejam relevantes para o público ao qual se destina. Dentro de um processo de Gestão de Mídias Sociais, costumamos chamar de Curadoria, o processo de organização do calendário editorial e/ou definição dos diferentes temas (ou motes) a serem trabalhados posteriormente.

 

Agora você deve estar se pergunatndo: mas por que eu devo considerar então a criação de um conteúdo? E eu te dou alguns importantes motivos:

– A criação irá auxiliar a geração de leads

– Este conteúdo “pertencerá” à você (ou à sua marca)

– Ele irá dirigir mais tráfego aos canais relacionados

– Tudo isso será positivo para a marca

– E, contudo, você estará trabalhando para se tornar um influenciador Mas isso não significa que a curadoria seja uma segunda ou pior opção.

 

Mas, dependendo do seu objetivo, ela deve ser igualmente considerada, pois:

– Constrói relacionamentos

– Economiza tempo

– Apresentar um grande conhecimento

 

Desta forma, se você ainda estiver no estágio de conhecimento do seu público, a curadoria pode ser uma excelente opção.

 

Se você ainda está experimentando e construindo a sua linha editorial e/ou estratégia de conteúdo, a curadoria irá lhe permitir experimentar diferentes tipos e/ou formatos de conteúdo antes de investir na criação de algo essencialmente seu.

 

#marketingminuto #vivianbaravellimkt #contentmkt