Insight minuto

Reservamos este espaço para compartilhar conhecimento com você.

Independentemente do seu tamanho, se você quer ter sucesso, deve percorrer os caminhos necessários para que o seu negócio nasça ou aconteça da forma correte e profissional.

Por Vivian Baravelli em 9 de fevereiro, 2020

Faz parte do nosso negócio estar em contato com diferentes tipos de clientes. Pessoas que estão começando ou reestruturando o seu Modelo de Negócios, ou que precisam de ajuda para crescer a sua marca, sem dúvida, são as que mais nos procuram. Você se identifica? Então vai gostar de ler este artigo até o final.

 

Para começarmos a semana com chave de ouro, vamos tratar sobre um assunto que é igualmente básico e importante: as duas medidas essenciais para quem quer efetivamente iniciar ou crescer o seu negócio, sem perder tempo e dinheiro com ações sem planejamento e absolutamente ineficazes.

 

Leve em consideração que o nosso negócio passa (quase que naturalmente) por uma mentoria ou aconselhamento profissional para quem está começando ou em fase de reestruturando (ou questionamento), ou “simplesmente” desesperado ou precisando de melhores resultados. Esse é, em geral, o perfil de quem nos procurar todos os dias. E, se este é o seu caso, e você não é profissional de Marketing, temos duas dicas essenciais, que deveriam ser um mantra para quem espera que a sua marca ou negócio alcance o sucesso.

 

1a. Dica: não comece nada sem ter feito de forma absolutamente profissional, o seu Plano de Negócios! e

2a Dica: não dê um passo sequer antes de definir o seu Plano de Marketing (a não ser que você não esteja preocupado em poupar recursos, investindo de forma consciente e correta).

 

Plano de Negócios: se você pretende abrir algo, dedique o tempo necessário para que o seu plano de negócios esteja 100% pois ele é absolutamente necessário para que você possa entender como seu modelo funcionará e como você irá fazê-lo prosperar. Nós não recomendamos que ele seja feito de forma informal, por pessoas que não tenham esse conhecimento, ou por uma pessoa apenas. O bom de contar com uma assessorias especializada, como a nossa, é ter diferentes profissionais envolvidos com o seu projeto e que poderão atuar, cada qual em sua área de conhecimento.  Uma análise 360o. graus e absolutamente aprofundada é imprescindível para estar mais seguro em relação ao desempenho do seu negócio.

Entenda: ter o seu plano de negócios estruturado é a única maneira de estabelecer metas alcançáveis e reais, minimizar possíveis erros de gestão e evitar o fracasso de sua empresa ou grandes prejuízos.

Em termos simplificados, você deve ter todas as respostas abaixo respondidas, ANTES de iniciar a sua operação:

  • Quem são os meus clientes? Quais seus hábitos de consumo?
  • Qual a necessidade do meu cliente que meu produto ou serviço irá suprir?
  • Porque eles vão consumir meu produto ou serviço?
  • Como meus clientes vão conhecer minha empresa?
  • Como vou conseguir dinheiro para INVESTIR no meu negócio (uma vez que, sem investimento, ele não irá se manter e crescer)?

Caso você ainda não tenha o seu Plano desenvolvido, recomendamos fortemente que não comece a investir, pois você estará correndo um enorme risco de desperdiçar parte da verba necessária para que ele aconteça de verdade!

Plano de Marketing: também de forma resumida e objetiva, vamos listar as fases essenciais deste Planejamento, considerando que (dependendo do modelo de negócios) ele pode ser muito mais elaborado e sofisticado.

 

– Defina seus Objetivos: que podem ser muitos e, por isso, para cada objetivo (que deve ser SMART!), deve haver um Planos de AÇÃO específico.

– Mapeie, reconheça e defina a sua (ou suas) Persona(s)

– Mapeie, reconheça e defina a Jornada de Compra

– Defina o seu Mix de Marketing (os famosos e importantíssimos “Ps”)

– Defina o Plano de Ação

 

Lembre-se: independentemente do seu tamanho, se você quer ter sucesso, deve percorrer os caminhos necessários para que o seu negócio nasça ou aconteça da forma correte e profissional. Chega a quase 90% o número de empresas que fecham antes mesmo de completar um ano, por falta de PLANEJAMENTO.

 

Sobre a autora:

Caso você esteja lendo um de meus artigos pela primeira vez, irei me apresentar e deixar aqui o convite para seguir o meu conteúdo que, em sua maioria, é dedicado a diferentes Estratégias de Marketing que visam obter resultados. Fui, por mais de 15 anos, executiva de Marketing de grandes empresas, tendo vivido a maior parte deste tempo no mercado segurador. Atualmente sou consultora e palestrante nas áreas de marketing de serviços e planejamento estratégico. Sou também Jornalista, graduada em comunicação social, pós-graduada em gestão de marketing de serviços e certificada em administração de marketing de serviços e em Marketing Direto. Sou sócia-fundadora das empresas Marketing Minuto, assessoria especializada para pequenas, médias e grandes empresas que buscam apoio para desenvolver e implementar planos de Marketing efetivos para os seus mercados, e da Campus Marketing, voltada à capacitação profissional, oferecendo cursos, workshops e palestras in company para diferentes grupos, necessidades e mercados.

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