Insight minuto

Reservamos este espaço para compartilhar conhecimento com você.

A maioria de nossos clientes entende e aplica bem a estruturação da comunicação visual do seu negócio. Mas, acreditem se quiser, ainda são muitas as empresas que não entenderam o poder e o impacto negativo que a ausência de um trabalho estruturado de comunicação visual pode exercer em sua marca e imagem para o mercado. Há muito […]

Por Vivian Baravelli em 2 de junho, 2016

Artigo_V02A maioria de nossos clientes entende e aplica bem a estruturação da comunicação visual do seu negócio. Mas, acreditem se quiser, ainda são muitas as empresas que não entenderam o poder e o impacto negativo que a ausência de um trabalho estruturado de comunicação visual pode exercer em sua marca e imagem para o mercado.

Há muito tempo o Marketing deixou de ser apenas subjetivo, e passou a contar com inúmeras práticas, metodologias, métricas e ferramentas para que fosse possível avaliar resultados precisos. Mas ainda é importante considerar aspectos subjetivos, que terão impacto direto em sua marca e imagem, como a adequada aplicação de sua Comunicação Visual: seja para um escritório, para uma boutique, para um comércio, ou uma franquia.

Quem nunca visitou uma loja e teve a sensação (sim, a palavra e exatamente essa!) a sensação de um lugar ruim, com poluição visual, falta de harmonização no ambiente, falta de efetividade na comunicação e a total percepção de bagunça ou abandono? E aquela experiência de visitar lojas diferentes, pertencentes a uma mesma rede, e em uma usufruir de um ambiente bem cuidado, com cominação visual adequada e agradável, já na outra, uma falta de padronização e harmonia na comunicação?

Em geral, as redes de franquias investem em seu Manual de Padronização e Regras de aplicação da marca. Mas se você pensa que isso não é necessário para  seu negócio, por ainda ser pequeno ou médio, você está redondamente enganado. Veja abaixo os 7 erros mais cometidos por empresas de todos os tamanhos, por abandonarem esta ferramenta tão valiosa para a valorização da sua marca:

  1. Não são definidas as regras de aplicação da marca e/ou abre-se mão de fazer e homologar o Manual de Aplicação e Regras de Identidade Visual. Isso ocasiona, além do enfraquecimento da sua imagem, a total falta de padronização e harmonização do ambiente
  2. Utilização indevida ou ausência de padrão para Placas de sinalização. Algumas empresas ou estabelecimento chegam ao absurdo de utilizar cartazes em papel colados nas paredes. Vivamente você estará enfraquecendo e desvalorizado a imagem da sua empresa operante funcionários, fornecedores e clientes
  3. Poluição visual: o projeto Visual adequado à sua empresa é aquele que leva em consideração a sua necessidades, as oportunidades e a visão do cliente em relação ao seu negócio. Por isso, valorize um bom projeto e Planejamento e faça valer cada ação de comunicação em seu escritório, comércio ou ambiente. Seja eficiente e Estratégico em cada oportunidade de se comunicar com o seu cliente.
  4. Utilização de materiais de baixa qualidade, que com o tempo apresentarão desgastes e, novamente, irá impactar a imagem da sua empresa ou negócio para clientes, parceiros e visitantes.
  5. Decidir o fornecedor por preço. Aqui a dica é simples: quem busca preço não enxerga valor. E quem abre mão disso não tem atendimento, produtos e serviços de qualidade. Lembre-se: suas decisões e escolham refletem aquilo que você é, que você busca e oferece. Cuide da imagem da sua empresa.
  6. Homologue marcas e distribuidores locais e regiões conforme os padrões definidos em manual, respeitando cores, materiais, substratos e demais detalhes determinados nos manuais
  7. Se o seu negócio envolve uma rede de atendimento ou possuí lojas, representantes ou franquias, exija que o seus padrões sejam rigorosamente seguidos em cada unidade. A padronização visual é uma importante ferramenta e estratégia de fortalecimento da sua marca.

A Marketing Minuto trabalha com a Personnari, empresa especializada em desenvolver Projetos Visuais Personalizados, com produção própria e equipe altamente qualificada para as instalações.