O 7 erros mais comuns em Comunicação Visual
A maioria de nossos clientes entende e aplica bem a estruturação da comunicação visual do seu negócio. Mas, acreditem se quiser, ainda são muitas as empresas que não entenderam o poder e o impacto negativo que a ausência de um trabalho estruturado de comunicação visual pode exercer em sua marca e imagem para o mercado. Há muito […]
A maioria de nossos clientes entende e aplica bem a estruturação da comunicação visual do seu negócio. Mas, acreditem se quiser, ainda são muitas as empresas que não entenderam o poder e o impacto negativo que a ausência de um trabalho estruturado de comunicação visual pode exercer em sua marca e imagem para o mercado.
Há muito tempo o Marketing deixou de ser apenas subjetivo, e passou a contar com inúmeras práticas, metodologias, métricas e ferramentas para que fosse possível avaliar resultados precisos. Mas ainda é importante considerar aspectos subjetivos, que terão impacto direto em sua marca e imagem, como a adequada aplicação de sua Comunicação Visual: seja para um escritório, para uma boutique, para um comércio, ou uma franquia.
Quem nunca visitou uma loja e teve a sensação (sim, a palavra e exatamente essa!) a sensação de um lugar ruim, com poluição visual, falta de harmonização no ambiente, falta de efetividade na comunicação e a total percepção de bagunça ou abandono? E aquela experiência de visitar lojas diferentes, pertencentes a uma mesma rede, e em uma usufruir de um ambiente bem cuidado, com cominação visual adequada e agradável, já na outra, uma falta de padronização e harmonia na comunicação?
Em geral, as redes de franquias investem em seu Manual de Padronização e Regras de aplicação da marca. Mas se você pensa que isso não é necessário para seu negócio, por ainda ser pequeno ou médio, você está redondamente enganado. Veja abaixo os 7 erros mais cometidos por empresas de todos os tamanhos, por abandonarem esta ferramenta tão valiosa para a valorização da sua marca:
- Não são definidas as regras de aplicação da marca e/ou abre-se mão de fazer e homologar o Manual de Aplicação e Regras de Identidade Visual. Isso ocasiona, além do enfraquecimento da sua imagem, a total falta de padronização e harmonização do ambiente
- Utilização indevida ou ausência de padrão para Placas de sinalização. Algumas empresas ou estabelecimento chegam ao absurdo de utilizar cartazes em papel colados nas paredes. Vivamente você estará enfraquecendo e desvalorizado a imagem da sua empresa operante funcionários, fornecedores e clientes
- Poluição visual: o projeto Visual adequado à sua empresa é aquele que leva em consideração a sua necessidades, as oportunidades e a visão do cliente em relação ao seu negócio. Por isso, valorize um bom projeto e Planejamento e faça valer cada ação de comunicação em seu escritório, comércio ou ambiente. Seja eficiente e Estratégico em cada oportunidade de se comunicar com o seu cliente.
- Utilização de materiais de baixa qualidade, que com o tempo apresentarão desgastes e, novamente, irá impactar a imagem da sua empresa ou negócio para clientes, parceiros e visitantes.
- Decidir o fornecedor por preço. Aqui a dica é simples: quem busca preço não enxerga valor. E quem abre mão disso não tem atendimento, produtos e serviços de qualidade. Lembre-se: suas decisões e escolham refletem aquilo que você é, que você busca e oferece. Cuide da imagem da sua empresa.
- Homologue marcas e distribuidores locais e regiões conforme os padrões definidos em manual, respeitando cores, materiais, substratos e demais detalhes determinados nos manuais
- Se o seu negócio envolve uma rede de atendimento ou possuí lojas, representantes ou franquias, exija que o seus padrões sejam rigorosamente seguidos em cada unidade. A padronização visual é uma importante ferramenta e estratégia de fortalecimento da sua marca.
A Marketing Minuto trabalha com a Personnari, empresa especializada em desenvolver Projetos Visuais Personalizados, com produção própria e equipe altamente qualificada para as instalações.