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É indiscutível o impacto que este movimento pode ter e o estrago que pode causar, se levarmos em consideração a importância das plataformas do grupo para o crescimento de pequenos, médios e grandes negócios. Mas, talvez muito mais importante seja pensarmos a respeito do que isso representa.

Por Vivian Baravelli em 29 de junho, 2020

 

É indiscutível o impacto que este movimento pode ter e o estrago que pode causar, se levarmos em consideração a importância das plataformas do grupo para o crescimento de pequenos, médios e grandes negócios. Mas, talvez muito mais importante seja pensarmos a respeito do que isso representa.

 

 

Não viemos aqui evidenciar a matéria, tampouco julgar o certo e o errado. Isso fica a cargo de cada um, não é mesmo?

Mas sempre aprendemos com ações e, principalmente com reações, especialmente quando tomam proporções maiores do que simplesmente o “concordar ou não concordar”.

Mas, afinal, o que isso tem a ver com você, com o seu negócio e com o posicionamento da sua marca em seus canais digitais? Muito!

Veja bem: já passam de 160 o número de GRANDES empresas que se uniram contra o posicionamento do Facebook diante de um tema absolutamente importante: a disseminação do discurso considerado de ódio nas redes sociais.

Não parece ser à toa que o Facebook, o Instagram e o Twitter foram parar na mira de grandes marcas que se unem em boicote para impedir a disseminação do discurso de ódio nas redes sociais. “Culpados ou inocentes”, ao que tudo indica, o movimento reforça a importância do posicionamento e da exposição dos valores de uma marca.

Será que, finalmente, iremos presenciar um novo momento, no qual o Marketing será uma importante ferramenta a favor dos valores das grandes marcas?

Será que, finalmente, as empresas irão unir suas estratégias comerciais aos seus valores e propósitos, ou será apenas mais um movimento contra o “empoderamento” das plataformas?

Entenda: este movimento começou devido ao posicionamento das redes sociais em relação a temas como discurso de ódio e racismo, o que parece ter gerado uma reação e, por consequência, um movimento de “boicote” por parte de grandes marcas, que começaram a anunciar a suspensão de seus investimentos em campanhas. Já passam de 160 o número de empresas que aderiram ao boicote e pararam de comprar anúncios no Facebook, a maior plataforma de mídia social do mundo.

Ao que parece, as empresas estão se posicionamento e se unindo contra o ódio e contra o racismo, buscando fortalecer um posicionamento que indica a sua preocupação em expor os valores das marcas, baseando-se no respeito humano. E, sendo verdade, isso já é motivo de comemoração.

Independentemente do que venha a acontecer: o recado está dado! E, seja qual for o tamanho da sua marca e do seu negócio, já é hora de compreender que o seu posicionamento irá determinar onde você poderá chegar e qual será o apoio que irá receber. A relação entre os valores das marcas e o sucesso do seu negócio parece estar ainda mais em evidência e, enfim, recebendo a devida importância.

Quer saber mais sobre como estruturar de vez o seu conteúdo?

 

Sobre a autora:

Caso você esteja lendo um de meus artigos pela primeira vez, irei me apresentar e deixar aqui o convite para seguir o meu conteúdo que, em sua maioria, é dedicado a diferentes Estratégias de Marketing que visam obter resultados. Fui, por mais de 15 anos, executiva de Marketing de grandes empresas, tendo vivido a maior parte deste tempo no mercado segurador. Atualmente sou consultora e palestrante nas áreas de marketing de serviços e planejamento estratégico. Sou também Jornalista, graduada em comunicação social, pós-graduada em gestão de marketing de serviços e certificada em administração de marketing de serviços e em Marketing Direto. Sou sócia-fundadora das empresas Marketing Minuto, assessoria especializada para pequenas, médias e grandes empresas que buscam apoio para desenvolver e implementar planos de Marketing efetivos para os seus mercados, e da Campus Marketing, voltada à capacitação profissional, oferecendo cursos, workshops e palestras in company para diferentes grupos, necessidades e mercados.

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